30 janeiro 2016

O que não te contam sobre transição capilar e BC (big chop).


Este é um post que eu gostaria de ter feito em Setembro/2015 quando fiz meu BC, mas infelizmente eu não conseguia falar sobre esse assunto abertamente devido algumas situações delicadas que passei. Porém hoje vim contar pra vocês como foi essa fase tão importante da minha vida e como superei as dificuldades.




Dezembro/2015 



Coragem e superação.

O que aconteceu é que eu gostaria de vir aqui e falar pra vocês que o BC é um processo fácil de se passar e que não tem pontos negativos mas a verdade é bem diferente disso. Eu não imaginava a dimensão dessa realidade até passar por ela, mesmo pesquisando muito antes sobre o assunto. Não quero assustar ninguém com este post, longe disso! Até porque nunca me arrependi da decisão que fiz, mas não posso negar que por diversas vezes me senti fraquejada e confusa, mas estou escrevendo esse post justamente pra dizer que hoje depois desses meses de adaptação sei que isso só me fez mais forte e como eu acredito que tudo em nossas vidas são fases, essa foi mais uma vencida!

Se aceitar antes de mais nada, esse é o segredo.

O BC é uma atitude que tomamos que requer preparação psicológica antes e mais ainda depois e eu explico o por quê. Ao menos comigo, antes de cortar o cabelo eu sabia que ele poderia vir com qualquer textura e eu estava pronta pra isso, eu estava pronta também para a reação das pessoas e para o que elas iriam falar. Imaginei que essa reação duraria apenas no começo pois foi uma mudança repentina, mas não, com o tempo e os meses entendi que elas não parariam de falar e me acostumei com a ideia, pois a questão não era ele estar curto, a questão na verdade era ele ser cacheado, no meu caso, crespo como eu prefiro. Primeira dificuldade enfrentada? Não, eu ingênua achei que a aceitação seria o único problema que enfrentaria com o BC, então veio preconceito e não apenas por uma vez e sim várias vezes e de pessoas próximas de mim, o que magoava mais ainda. Todas as vezes eu não consegui ter reação e só ficava em choque, afinal, nunca imaginei passar por esse tipo de situação. Esse assunto ainda é muito delicado  pra mim e tenho certeza que para todos que já passaram por esse tipo de ofensa. Eu não vou citar os tipos de ofensas que sofri pois não quero desmotivar ninguém que está passando pelo processo, mas eu garanto pra vocês que independente de todas essas opressões, no final do dia eu tinha ainda mais certeza da escolha que fiz, não sei por qual motivo ou razão não conseguia me arrepender do BC, muito pelo contrário, amava ainda mais meu cabelo.

Como eu lidei com o preconceito.

Com isso aprendi que sempre haverá quem fale mal ou dê indiretas ofensivas a fim de tentarem nos fazer mudar de ideia, mas comecei a perceber também que há as pessoas que elogiam e o mais legal de tudo é que não são poucas. É daí que tiro parte da minha força pra enfrentar os opressores, porque eles muitas vezes são alguns conhecidos que se acham na liberdade de opinar, mas os elogios vem de muitos conhecidos e também de desconhecidos! Quantas vezes não estava em algum lugar comprando algo e alguém me parou pra elogiar, ou seja, os opressores não estão com nada, ok?

Minha transição em foto.



Eu tive a vontade de cortar todo o cabelo logo de início e deixar somente a raiz, mas tinha medo e achei que conseguiria esperar crescer fazendo texturização nas partes lisas, porém mais uma vez me enganei. Fiz algumas vezes pra testar, gostei muito do resultado só que demorava demais pra fazer e tinha que esperar secar, isso era um processo de 4 horas ou mais, tempo esse que eu não tinha devido minha rotina corrida entre trabalho e faculdade.


No final de semana pra sair eu tinha mais tempo livre de esperar ele secar, mas pra ser bem sincera pra vocês eu nunca fui o tipo de pessoa que tem paciência pra esperar resultados a longo prazo, então ficar fazendo texturização até meu cabelo crescer definitivamente era algo que não funcionaria pra mim. Foi então que num súbito resolvi cortar a parte lisa por completo. Me tranquei no banheiro, contei até 10 e peguei a tesoura. Soava frio e tremia mas eu sabia o que eu estava fazendo e segui firme até o fim. Essa primeira foto foi logo no dia que cortei (jamais vou esquecer o quão libertador foi) e em seguida o meses seguintes...


Pra finalizar o post de hoje deixo um conselho a todas que estam pela transição e pensam em fazer BC ou já fizeram. Sejam fortes! Se ajudar compartilhe sua experiência com pessoas que você confia e te apoiam, se ajudar, compartilhe comigo através dos comentários, desde que cortei o cabelo meu assunto preferido é esse, vou adorar trocar figurinhas :D 

Nenhum comentário:

Postar um comentário